O rasto da Guerra

25 de Junho, 2010

Batido pelas forças Anglo-Lusas, Massena retira pela Beira,  a caminho de Espanha. Nos assentos paroquiais de Lageosa do Mondego ficaram as marcas de uma retirada cheia de vinganças, saques e violências sobre gente indefesa.

26 de Setembro 1810 : morre Ana Maria, sufocada pelos Franceses

25 de Setembro de 1810 : morre Maria Marques, viuva, moída pelos Franceses

18 de Novembro de 1810 : Maria, filha de Pedro da Fonseca, de 21 anos, morre repentinamente, sufocada por lhe dizerem que tornavam os Franceses.

A 22 de Março de 1811 Massena retira as suas forças da zona de Almeida e Ciudad Rodrigo e reune-as entre a Guarda e Belmonte; no dia 23 escreve o pároco de Lageosa do Mondego no livro de assentos de óbitos :

Aos 23 de Março foram mortos pelos Franceses as pessoas seguintes que todas eram desta freguesia : Luis Mendes, viuvo pobre; Gregorio da Costa, viuvo pobre; Joao Rosa, solteiro pobre; José Joaquim casado com Maria Antonia; Manuel Antunes, viuvo; José Martins, solteiro; Albano José, criado de Manuel Freire; José Saraiva, casado com Bernarda Maria; Genoveva Maria, casada com João Rodrigues; José Clemente, solteiro; Isabel Clemente, solteira ; Antonio de Andrade, casado com Isabel Gomes.”

© GenRegis 2024 - developed by Open Solutions